2ª Edição do Programa Empreende Já
O Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.) vai lançar a 2ª Edição do Programa Empreende Já, no dia 13 de novembro de 2017, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Neste dia, durante a manhã (10h30 às 13h00) realiza-se, o evento de lançamento da 2ª Edição do Empreende Já para o qual te convidamos. Durante a tarde (14:30h00 às 17h00) funcionam, no mesmo espaço, três oficinas de trabalho temáticas:
- Economia Circular dinamizada por João Nunes;
2. Desporto – Surf dinamizada por João Zamith;
3. Mobilidade Ciclável dinamizada por José Carlos Mota.
É objectivo geral das oficinas que os jovens participantes se sintam estimulados e aptos a desenvolver uma ideia de projeto de candidatura ao Empreende JA. O programa destina-se a Jovens com idade compreendida entre os 18 e os 29 anos, recém-licenciadas/os e/ou com o 12.º ano em situação NEET.
Queres participar nas oficinas? Inscreve-te JA em:
Ficha de Inscrição Oficinas Empreende JA
(A participação é gratuita mas é obrigatória inscrição prévia)
O Empreende Já, é um programa integrado na Garantia Jovem que visa a constituição de empresas ou de entidades da economia social, a capacitação de jovens NEET – aumentando os seus níveis de empregabilidade -, a constituição de empresas ou de entidades da economia social e a criação de postos de trabalho por e para jovens NEET.
Se te encontras em situação de jovem NEET, então podes candidatar-te ao Programa.
O período de registo/candidatura para a ação 1 (6 meses de formação e tutoria), desta 2ª edição decorre de 18 de setembro a 30 de novembro de 2017. Visita a plataforma e conhece o programa em: https://eja.juventude.gov.pt/
Este programa inova na introdução da dimensão da economia social, pretendendo adaptar a oferta do IPDJ, I.P. às novas dinâmicas do mercado de trabalho, no qual as entidades do terceiro sector desempenham um papel cada vez mais preponderante.
Nesta edição, o IPDJ, I.P. irá selecionar 370 jovens, dos 18 aos 29 anos de idade, que estejam na condição NEET (Neither in Employment nor in Education ot Training), que se define como aqueles que não trabalham, não estudam e não se encontram em formação, para incorporar o programa, atribuindo uma bolsa mensal de cerca de 700,00 euros (1,65 do IAS), durante 6 meses.